Seguidores

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

CRÔNICA DO DIA : MEU PAI .

 Hoje, quando estou escrevendo esta simples crônica, é o dia 04 de agosto de 2023.Um dia comum, como qualquer outro, se não fosse pela data que eu nunca esqueci, pois foi o dia em que meu pai morreu, há muitos anos. Ele se chamava Manoel Luiz Gomes e foi um exemplo para mim, enquanto viveu. E não viveu muito, pois tinha 55 anos de idade quando partiu, antes do combinado.

E eu me lembro muito bem, pois sua morte ocorreu exatamente no dia em que eu deveria voltar a estudar e dar continuidade ao Curso de Direito na U.F.G. que eu havia começado em janeiro daquele fatídico ano. Fui eu que deu os primeiros atendimentos a ele, quando passou mal no dia anterior (um domingo), e terminei a obrigação, arrumando tudo até o seu enterro na segunda-feira, em um cemitério de Goiânia, Capital do Estado de Goiás.

Meu pai foi um lutador na vida. Sem muito estudo, era autodidata em tudo que fazia. Foi marceneiro, pedreiro, comerciante, motorista, ourives, sapateiro e até fazendeiro, quando se aventurou em comprar umas terras no Nordeste. Mas, terminou sua vida mesmo fazendo sapatos, de forma artesanal. E era caçador e pescador nas horas vagas. Fui muitas vezes caçar passarinhos e pescar junto com ele na sua camionete marca Ford F100, que ele usava para trabalhar na feira.

Eu era um recém-saído do Exército, nos meus vinte e poucos anos de idade e calouro no Curso de Direito e era o mais jovem dos filhos dele, e fui quem ficou por último acompanhando-o na sua trajetória de vida, uma vez que meus irmãos mais velhos ou moravam em outra cidade ou já tinham se casado e não mais moravam conosco, na mesma casa.

Assim, sem mais ter a presença dele ou seu apoio, eu cambaleei pela vida afora, lutei muito também e pude me formar, numa faculdade paga, estudando à noite. Depois me casei e hoje já tenho até filhas formadas em Direito, trabalhando na área. De origem portuguesa meu pai era um homem sério, honesto e trabalhador. Mas, de vez em quando soltava umas pilherias e contava umas piadas. E estas, eram, na sua maioria "Piadas de Português". Que ninguém é de ferro, Ó Pa

A.L.G. 04/08/2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CAUSAS DO AUMENTO DE FEMINICÍDIOS NO BRASIL ATUAL.

Nos últimos 20 anos têm aumentado muito os casos de feminicídios no Brasil. Tanto que houve uma alteração no Código Penal sobre esse tipo de...