A História politica do Brasil é cheia de situações cômicas ,se não fossem trágicas. Agora, em finais de novembro de 2025 surgiu um fato novo e que a imprensa está tornando uma catástrofe politica em busca de holofotes para o jornalismo quase "marronzista" ,como diria Odorico Paraguaçu, naquele seriado ou novela da Globo chamada de " O Bem Amado".
Todos nós, brasileiros que acompanhamos a situação histórica e politica do Brasil,já vimos muitas notícias interessantes envolvendo políticos. Algumas até ridículas ou até engraçadas. Já vimos dinheiro na cueca de politico; apartamentos usados como depósitos de dinheiro desviado por politico; vimo o caso Color; do PC Farias, do Lula preso; da Dilma afastada por impeachment; E vimo até o caso do Roberto Jefferson, que atirou nos carros da Policia Federal. Isso sem falar nas invasões dos prédios dos três poderes,em Brasília, em 08/01/2023.
Essa tentativa de Golpe de Estado por políticos e Militares, sob o comando do Ex-presidente Bolsonaro, como todos nós vimos e sabemos,foi severamente punida pelo Ministro do STF e seus pares da primeira turma,em setembro de 2025. Entre os punidos está ,obviamente,o Ex-Presidente Jair Bolsonaro, um líder politico totalmente desequilibrado,que começou sua vida publica sendo expulso do Exército em 1986. De lá para cá, depois que entrou na política, sempre este envolvido em polêmicas, vindo a ser eleito em 2018,após o fatídico episódio das facadas.
Porém, em 2025 a situação dele é outra. De Presidente passou a Presidiário,inicialmente em Prisão Domiciliar,morando numa casa que pertence ao PL, partido no qual o Bolsonaro é filiado.
E este folclórico Ex-presidente, querendo ou não, está sempre nos noticiários políticos. Dessa vez foi por causa de uma tentativa de romper uma tornozeleira eletrônica, que carrega na sua perna (perto do tornozelo,claro) por ordem do Ministro Alexandre de Morais,que o julgou no STF, com o aval de mais três Ministros.
O curioso é que esse senhor,de 70 anos ,preso domiciliarmente numa casa boa de Condomínio em Brasília, na noite de sexta para sábado(dia 22/11/2025) criou uma forma inusitada de tentar abrir a tornozeleira, usando um ferro de soldar,provavelmente elétrico. Mas não obteve sucesso, pois a Central de Monitoramento dessas tornozeleiras viu o momento em que ele "mexia" na tornozeleira. E isso foi flagrado depois por uma agente da Policia Federal que foi até a casa onde ele estava e filmou a tornozeleira adulterada,ou melhor dizendo, queimada. A intenção dele era abrir ela.
Paralelamente a isso o seu filho Flávio,que é Senador, tinha convocado uma vigília para os puxa-sacos ou seguidores do pai fazerem em frente da citada casa onde o Ex-presidente se encontrava. Com isso, o Ministro Alexandre de Moraes, do STF, numa decisão rápida feita de madrugada optou pela Prisão Preventiva, afirmando que o preso estava planejando uma fuga,para uma embaixada em Brasília. Essa fuga do Bolzo ficou na tentativa ,obviamente.
Esse fato,ocorrido entre 21 e 23 de novembro de 2025, está sendo noticiado com alarde por todos os veículos de comunicação, principalmente pelos jornais e plantões televisivos.Virou o assunto do momento neste final de semana de 21 a 23 de novembro de 2025. E ,obviamente que,os políticos de oposição ou da situação estão pondo "Lenha na Fogueira",dando muito ibope a esta situação, logicamente tentando colher frutos políticos para a próxima eleição de 2026.
Vamos aguardar os próximos passos dessa contenda política e ver no que vai dar...
-Quem viver até lá,verá.
_____________
A.L.G. /23 de novembro de 2025.
Autor do Texto: ANTÔNIO LUIZ GOMES ,bacharel em Direito -advogado aposentado e escritor nas horas vagas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário