Seguidores

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

COMO CONHECI O DR. PEDRO LUDOVICO,O FUNDADOR DE GOIÂNIA,GO.

  •  COMO CONHECI O DR. PEDRO LUDOVICO,O FUNDADOR DE GOIÂNIA,GO.
  • Como cheguei a conhecer pessoalmente o Fundador de Goiânia,quando eu era ainda muito jovem, conto a seguir como isto aconteceu .
  • No período de minha vida em que eu procurei estudar com objetivo de entrar na Faculdade,aceitava qualquer trabalho honesto, desde que ele me possibilitasse concluir os estudos. E nesse tempo que agora conto, eu ainda estava para terminar o 2º grau.
  • Foi um amigo meu,o Jacinto Moura, que me “arrumou” o trabalho como auxiliar dele no Bar de um Posto de Gasolina,no centro de Goiânia,mais precisamente na Praça Cívica, esquina com a Rua 26, no Centro de Goiânia.
  • Era o “Posto Scarabocchio”,feito em arquitetura moderna,como se fosse um piti-stop de autódromo. E lá a Shell fazia questão de homenagear os Corredores de Fórmula 1, os ganhadores desta competição,tais como Emerson Fitipaldi, Nelson Piquet, e depois até o Ayrton Sena, que lá tinham suas fotos em um quadro, e vez por outra ocorria lá a exposição de um daqueles carros de corrida .
  • Também era inovador o fato de haver neste posto, mesas e cadeiras brancas,com guarda-sol,para os clientes tomarem “drinques” enquanto esperavam lavar seus carros. Era “novidade” naquela época,hoje nem tanto.
  • Foi trabalhando neste ambiente,dividindo meu tempo entre a escola e o bar,que passei para a maioridade.Trabalhava tanto que durante um período de 18 meses,tive duas folgas:Natal e Sexta-Feira da Paixão.
  • Lá eu tinha total liberdade,tanto no bar quanto no posto ,pois fiz amizade com o Gerente e Sócio do Posto, o Sr. Manoel Vieira,que gostava de música e instalou um equipamento de som ,que era monitorado por mim.Assim pelo menos eu tinha o “poder” de escolher as músicas,e a altura do som.
  • No bar do posto,servíamos café grátis para quem abastecesse o carro. E tinha também os drinques e os tira-gostos,para quem esperava o carro ficar pronto. Estes eram pagos pelos fregueses,obviamente ! A maioria dos nosso fregueses eram Juízes,Promotores e Advogados,que iam sempre lá nos finais de tarde.
  • E foi assim nesse ambiente que, num belo dia de sol, uma Camionete Marrom,marca GMC,parada na bomba de gasolina do posto,me chamou  atenção. O motorista descia e, às vezes, também o passageiro. Tomavam um café, e seguiam. Algumas vezes apenas o motorista descia e levava um café para o senhor idoso. Esse passageiro me parecia alguém conhecido,que vira em algum livro,na TV,ou num jornal. E como falei com ele,sem saber quem era até então,fiquei curioso.
  • Como estudante e morador de Goiânia,eu deveria conhecer o passageiro,mas até então não o conhecia. Foi o motorista,que também era segurança dele que me falou:
  • “AQUELE SENHOR, QUE SEMPRE VEM COMIGO AQUI, É O DR. PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA,o Fundador de Goiânia ! Doutor mesmo,pois ele é médico. Ele é o pai do Mauro Borges! “
  • Eu sabia quem era o Coronel Mauro Borges, pois este foi o Governador de Goiás,nos anos 60′. Foi “tirado” na marra do cargo,na época da Ditadura .
  • Mas o dr. Pedro Ludovico eu não conhecia. Soube depois que ele teve outros filhos, alguns políticos ,outros não.
  • Ressalte-se aqui que, ANTES DE 1933, A CAPITAL DO ESTADO ERA A CIDADE DE GOIÁS (Antiga Vila Boa). A ideia de mudar a capital para cá e de fundar Goiânia,foi do dr. Pedro Ludovico Teixeira .Na época da Fundação de Goiânia,em 1933, o dr. Pedro , amigo pessoal do Presidente Getúlio Vargas, era Interventor em Goiás. Uma espécie de Governador Nomeado. Ficou no Governo do Estado de Goiás até 1945,já na época do Estado Novo.
  • Sem saber todas estas informações na época, o conheci pessoalmente. Servi uns cafezinhos para ele. E ele chegou a conversar comigo.
  • Foi então que o motorista me informou que,  a  uma quadra dali do posto onde eu trabalhava e sempre o via,  morava o Dr. Pedro,como era chamado. E que também,como ele não gostava de ficar em casa parado ou cochilando, ia ao cinema. Invariavelmente ele ia à sessão da tarde,no Cine Ouro ou no Cine Capri ,bem perto de onde morava. A sessão tinha início às 14:30 , nos dias de semana mesmo . Esse motorista é que o levava nestas sessões de cinema.Obviamente que o dr. Pedro não iria sozinho mesmo.
  • Afinal, nessa época que conheci o dr Pedro, ele já tinha uns 84 anos de idade , e era aposentado, obviamente. Já tinha dado a sua contribuição para Goiás. Ele ajudou muita gente. Dizem que mesmo fora do poder e da política,quando ele encaminhava alguém para obter algum serviço dos Órgãos Públicos,esta pessoa era atendida na hora. Era um político diferenciado,merece todo o nosso respeito.
  • Foi assim que ,conheci e servi café para o Fundador de Goiânia,o Dr. Pedro Ludovico Teixeira, que depois eu soube pela imprensa,de seu falecimento,que ocorreu em 1979,época em que eu não mais trabalhava no tal posto de gasolina e já estava estudando Direito. Hoje ele é homenageado com seu nome nas praças e avenidas de Goiânia, e até no Palácio Pedro Ludovico,onde fica o Governador e a Administração do Estado de Goiás.
  • Atualmente,quando passo na frente do posto de gasolina e da casa da Rua 26,esquina com a Rua 25,no Centro de Goiânia,bem perto da Praça Cívica,lembro-me com saudade dessa época,meados dos anos 70 e início dos anos 80,quando eu já era estagiário e comecei a frequentar o Fórum, que ainda era lá na Praça Cívica.
  • Na casa,onde morava o Dr. Pedro,ainda estão os móveis da época em que lá residia esse morador ilustre. E lá também está a velha Camionete  marrom GMC,(Chevrolet),que tantas vezes “carregou” ele.
  • Curiosamente o Dr. Pedro nasceu no dia 23 de outubro e Goiânia faz aniversário no dia 24 de outubro. Quando ele faleceu em 16 de agosto de 1979, tinha 88 anos de idade.
  • A casa onde ele morou seus últimos dias agora é o Museu Pedro Ludovico e é visitada por estudantes,professores e curiosos. A Rua 26 se chama agora Rua Dona Gercina Borges Teixeira, nome da esposa dedicada do Dr. Pedro,que também já é falecida. Ambos merecem ser reverenciados pelo que fizeram durante suas vidas. E pela importância que tiveram e ainda têm para o Estado de Goiás. E, principalmente, para a nossa bela Goiânia,que ele fundou.
  • Ressalto aqui que, o primeiro prefeito de Goiânia foi o Professor Venerando de Freitas Borges,que foi nomeado para este cargo pelo próprio Dr. Pedro Ludovico Teixeira.
  • Parabéns para Goiânia, Capital do Estado de Goiás,a cidade aniversariante da semana!

____________________

OBS. Texto publicado no Jornal DIÁRIO DA MANHÃ,DE GOIÂNIA,GO em 23 de outubro de 2015.

 AUTOR :Antônio Luiz Gomes, advogado (OAB-GO 5.868) e escritor, autor do Livro “O Livro das e Curiosidades Jurídicas” e mais outros 13 livros,que podem ser comprados no CLUBE DE AUTORES E NA AMAZON.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  Foto do Fundador de Goiânia,GO                                                      Antiga casa onde morou Pedro Ludovico