Seguidores

terça-feira, 24 de dezembro de 2024

DOSTOIEVSKY NÃO MORA MAIS AQUI


Há alguns anos, quando a Ana Luiza, minha filha, estava terminando o 2º grau, e nós não tínhamos internet em casa, e num período em que nem tínhamos telefone, ela se comunicava com um colega de escola, de nome Gustavo, através de cartas. Isto mesmo, embora morando na mesma cidade, ela se comunicava com o colega do colégio através de cartas sociais, que são mais baratas e ali ela podia expressar todas as suas ideias, conversas de jovens etc. Eram cartas longas, de mais de três folhas... Não sei se ela tinha intenção de namoro com o citado rapaz, mas o certo é que ele também escrevia cartas para ela. Ele é muito estudioso e acabou se formando em História. E isto fiquei sabendo por que aqui em casa não existem segredos quando se trata de envolvimentos com pessoas de fora. Nossa família "joga aberto". Conversamos e queremos, ainda, saber da vida um do outro. Há lógico, a privacidade normal, nestes casos de namoro e amizade, mas, sendo ela menor de idade naquela ocasião, vigiávamos, e queríamos saber com quem conversava, saía etc. Nunca ninguém leu as cartas que ela recebia, a não ser ela mesma. Mas sabíamos da existência destas cartas.  

O curioso nessas correspondências é que ela usava um pseudônimo diferente para "assinar" as Cartas. Em muitas destas ela usava o pseudônimo de "Anna Karenina", que para quem não sabe é o nome da personagem e do romance escrito pelo Russo León Tolstoi. (Em alguns livros está Lev ou Leo Tolstoi) .E o Gustavo, por sua vez, respondendo as cartas, usava o pseudônimo de Dostoievski. Ou melhor assinava as cartas que mandava para a Ana, minha filha, com o nome todo do outro Escritor russo famoso, "Fiódor Dostoiévski"! E tal comunicação entre eles era do nosso conhecimento, embora nós nem ficássemos preocupados com isso. Afinal eram jovens, amigos de escola e ele, invariavelmente, vinha em nossa casa. Uma vez a minha filha Ana Luiza ( a Anna Karenina, nas cartas) pediu para eu colocar uma dessas cartas no correio. Para ser mais barato usava o sistema de Carta Social, que pagava uns R$ 0,50 (cinquenta centavos) acho. E levei a carta para pôr no correio, a pedido dela. O destinatário, mais uma vez, era o Fiódor Dostoiévski, (Gustavo, na verdade) cujo endereço na carta era de um outro bairro de Goiânia, GO. 

Até aí tudo bem, pois não era segredo para nós essa "comunicação" entre eles. E a utilização destes pseudônimos. Na agência terceirizada do correio, aonde eu sempre ia e conhecia mais ou menos a moça que lá me atendia, tive o seguinte diálogo com ela: -Quero mandar esta carta pelo "sistema" de Carta Social! Ao que ela riu, pois, o termo não era bem esse (sistema?). Mas atendeu-me bem e olhou bem a carta dos dois lados, o do remetente e do destinatário e viu que não tinha o CEP- Código de Endereçamento Postal. E enquanto ela foi verificar o código, numa lista no balcão, léu com atenção o nome da remetente: Ana Karenina e me perguntou: -"Esta Anna Karenina é sua parente?" -Sim respondi, meio sorridente! E ela virou a carta e leu atentamente o nome do destinatário: Fiódor Dostoiévski. E olhando de novo para mim, disse: - "Acho que já ouvi falar desta pessoa!" E me perguntou: -" Ele mora aqui em Goiânia?" -Não! E lhe respondi:  Dostoievski não mora mais aqui! E, continuei: - Mas a carta vai para este endereço aí mesmo que você está vendo, alguém vai receber e entregar a ele. Eu lhe disse. Claro que o Dostoiévski nunca morou aqui. Na resposta eu ligava a palavra "aqui" a esse nosso mundo, nosso universo da cidade de Goiânia, GO! Então dei a resposta com o que eu pensava na hora, de repente. 

Com o movimento todo no correio não dava para eu ficar conversando e contando a estória toda para ela... (Afinal, Dostoievsky já morreu há muito tempo) Ela riu, selou a carta eu paguei os centavos da postagem e ela foi conversar baixinho com uma colega.... Enquanto eu ia saindo da Agência do Correio... Eu saí indignado dali. -Será que ela já havia lido algum romance do Dostoiévski? -Por que lembraria do nome? 44 -E do León Tolstoi? Será que ela já ouvira falar em seu romance "Anna Karenina”? (O nome certo seria Anna Kariênina) .O tempo passou e a Ana aqui de casa já é maior de idade, continua amiga do Gustavo (o Dostoiévski dessa estória verdadeira) e agora já está formada em Direito, com carteira da OAB e trabalhando numa Empresa Pública, o que é um orgulho para mim, que também me formei em Direito há mais de 30 anos. Ela está para se casar com seu noivo, que não conhece o Gustavo. E o Gustavo, que ficou sendo amigo de nossa família, se formou em História e mora aqui em Goiânia mesmo. Não sei se ele se casou, mas recentemente ele postou foto de um filho que teve com uma namorada. Ele assumiu este filho!

Lembrei-me dessa estória de novo, pois vi e ouvi um vídeo com imagens do filme, que conta esta história da Ana Karenina, tirado da obra do mesmo nome de autoria do Leon Tolstoi, nascido em 09 de setembro de 1828, e porque havia no texto que li informações de que já há uma outra versão da história de "Anna Karenina”, (filme lançado em 2012) do famoso romance épico que se passou na Rússia... 45 Saliente-se que as obras de Dostoiévski também se transformaram em filmes famosos. Já o outro Escritor Leon Tolstoi, é conhecido também por Leo Tolstoi e pelo nome original em russo Liev Tolstoi. Quanto ao Escritor Fiodor Dostoiévski verdadeiro, ele nasceu em 30 de outubro de 1821, em Moscou- Rússia teve uma vida bem difícil e morreu em 28 de janeiro de 1881, com 60 anos de idade… A própria história de sua vida é muito forte, triste e sofrida. É de sua Autoria, outras obrasprimas, tais como: "Crime e Castigo", "O Idiota", "Os Demônios", e os "Irmãos Karamazov". Suas obras sempre trazem personagens de almas atormentadas, sofridas. Perseguidas no íntimo delas mesmas. 

Agora, quem quiser, pode ver o filme "Ana Karenina" com a atriz francesa Sofie Marceau e o ator Alfredo Molina fazendo o papel do próprio Tolstoi. (Filme de 1997), pois no YouTube mesmo tem este filme. É muito bom o filme e baseado na vida do próprio escritor e de pessoas que conviveram com ele na fria Rússia do século XIX. 46 Ou pode ver a mesma história em outro filme mais recente com atores como Keyra Knightley e Jude Law, que estreou no Brasil em fevereiro de 2013. São bons filmes românticos e históricos ao mesmo tempo... Não digo aqui nem mesmo um resumo do filme, que é muito bom de se ver, e recomendo a todos, mas garanto aos amigos e amigas leitores: não esperem um final muito feliz(*)

                                                                          * AUTOR DO TEXTO ORIGINAL: ANTONIO LUIZ GOMES ,(Pai da Ana Luiza desta história)que pôs este texto e outros no seu Livro “ Encontros e Desencontros” -O Amor tem muitas faces) publicado pelo Clube de Autores e 2017

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

CAUSAS DO AUMENTO DE FEMINICÍDIOS NO BRASIL ATUAL.

Nos últimos 20 anos têm aumentado muito os casos de feminicídios no Brasil. Tanto que houve uma alteração no Código Penal sobre esse tipo de crime,que é praticado contra as mulheres, e muitos apenas pelo fato de serem mulheres. São elas as grandes vítimas nessa nossa sociedade de tantos crimes passionais.

É certo que, com a liberalização dos costumes e novos comportamentos da mulheres na sociedade,esse ponto tem muito haver com crimes e agressões contra as pessoas do sexo femininino,principalmente no Brasil atual.

Eu explico O homem não mudou muito o seu comportamento na sociedaade nos últimos 100 anos. Mas, as mulheres,a partir do ano 2000,principalmente aqui no nosso Brasil,mudaram muito seus comportamentos na sociedade e na vida em família,logicamente, 

Uma parte se deve ao fato de que podem se separar e se casar quantas vezes quiser. E um outro fato importante nessa mudeança é porque as mulheres passaram mais a trabalhar fora e a depender cada vez menos do dinheiro dos maridos. Essa é uma verdade e ninguém pode negar. E diminuiu,também,o numero das mulheres que querem muito se casar,ter filhos e passar toda a vida com um único homem.

Acrescente-se a isso,o fato de que as mulheres,não todas,mas muitas delas,após se casarem uma vez e se separarem, não querem um companheiro fixo,ou se casar civilmente ,de novo. Muitas preferem arrumar um ou mais "namorados",pois assim se sentem mais livres. Surgiu até a figura do "namorido",que não duram muito nessa relação interesseira. 

Os casais de hoje em dia separam-se com grande facilidade. Nem se preocupam com os filhos. Algumas dessas mulheres,após o divórcio ou até mesmo apenas a separação de fato,não esperam mais que um mês para arrumar um "namorado". E isso elas tenham ou não familia,filhos etc. Dão prioridade ao trabalho,a terem um emprego fixo.

O erro maior das mulheres,nestes casos,na minha opinião, é a mulher que tem filhos menores, e assim que se separam do marido e pai de seus filhos,arrumam um namorado e levam esse homem estranho à casa dela,para morar na sua casa. E muitas nem se preocupam com o passado desse homem.

Em alguns casos é ela quem sustenta a casa e paga as despesas e manda na relação. E qualquer deslize do companheiro,elas não o querem mais,acabam o relacionamento. Mandam ele embora.E ai entra o ego do homem e a raiva por ser dispensado,se sente que foi usado e agora literalmente "descartado".  

E tem ainda os casos em que o homem que ela arrumou em pouco tempo após separada,que agora não é mais o seu marido, mas sim um namorado avulso,é quem sustenta a casa,dá presentes para a mulher-companheira,ajuda ela a criar os filhos só dela e ainda a ajuda a construir sua casa. De repente,ela arruma um emprego e pensa ou tem certeza de que  não precisa mais do dinheiro dele. 

É ai começa o grande problema: quer se livrar dele,acabar com o relacionamento. O certo seria ir cada um para o seu lado,fazerem um processo judicial de " Dissolução da Sociedade de Fato". Nem dá tempo. E nem têm bens para partilharem. 

E nestes casos,na maioria das vezes, muitos homens não se conformam com essa separação,com esse fim do relacionamento. E partem para a agressão e até mesmo chgam a praticar o crime de feminicídio,principalmente ao verem que a ex já está"namorando" com outro. 

Em alguns casos mais graves,se são corneados enquanto ainda moram junto, (traídos pelas companheiras) chegam ao ponto de matar a companheira e até a se matar. Esses são os casos mais graves,que deixam os filhos órfãos de pai e mãe.

Infelizmente essa é a verdade do que está aconbtecendo, e a verdade dói.

 Isso sem falar que o Amor verdadeiro não está sendo o fato de união entre os casais. Muitos se unem por outros motivos. Ou porque precisam de alguem por desejos sexuais,ou porque querem alguém que pague suas contas. Mãe solteiras são as que mais se unem por interesses financeiros. Não chegam nem a se casar com os pais de seus filhos e por necessidade financeira, arruma um homem para pagar as contas delas e ser o "namorado". Milhares de casos destes acontecem todos os dias. Muitos terminam em feminicídos.

Observemos que os casais realmente casados,com muitos anos juntos e com filhos,dificilmente se separam. As mulheres deveriam se casar de novo uma ou duas vezes no máximo. Jamais ficarem avulsas por ai,em busca de "namorados" passageiros. 

Essa mudança de comportamento da maioria das mulheres na nossa sociedade,me parece,não tem volta. Por isso,infelizmente,ainda vai acontecer muitos crimes de feminicídio. A não ser que os homens deixem de ser machistasa e deixem de pensar que são donos das mulheres com as quais vivem. Sejam casados ou apenas os que vivem em união de fato,sejam eles namorados ou namoridos.

Que me desculpem e me perdoem as mulheres que estão vendo esse texto com minha opinião,mas quem fala a verdade merece perdão.

E creio que eu disse muitas verdades por aqui.

ALG 09/02/2024.

quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

GOIÂNIA,CAPITAL DE GOIÁS, NÃO TEM PREFEITO

Desde janeiro de 2021, com a morte do Candidato Maguito Vilela, (que ganhou as eleições para prefeito de Goiânia), assumiu o vice da chapa dele. Um desconhecido que veio, só Deus sabe de onde, e que é vinculado ao Partido Republicano, que é vinculado ao Edir Macedo, o maior pastor estelionatário do Brasil, que é o dono da Igreja do Reino dele mesmo(IURD).

Esse sujeito que assumiu a Prefeitura, um tal de Rogério Cruz, é um sujeito bem antipático. O Governo que ele faz é da pior qualidade possível. Não é uma pessoa que merece nossa confiança. O fato de ele estar no Poder Municipal foi fruto de um erro das coligações que fez o PMDB com esse partido suspeito,chamado de Republicanos,ao qual ele pertence.Isso antes da Eleição de 2020.

Além disso, é muito ruim de serviço. As obras que começaram no Governo dele nenhuma terminou no prazo certo. Muitas obras que já estavam em andamento, quando ele entrou,nem terminaram ainda. Gasta muito dinheiro com publicidade da Prefeitura, tentando enganar as pessoas. Os salários do pessoal administrativo da Prefeitura estão em baixa. Fizeram até uma paralização no ano passado. Ele enrolou todo mundo e deixou a promessa de aumento para este ano. E ele ainda pensa em se reeleger. Só gente idiota vai votar num homem destes. Ele é péssimo administrador municipal e nem é carismático no aspecto político.Não ganha nem para ser Presidente do "Laranjinha Futebol Clube", se é que esse time existe.

A cidade de Goiânia, que já foi uma das mais bonitas e limpas do Brasil, no tempo do Prefeito Nion Albernaz e no Governo do Iris Rezende, hoje é uma Capital suja. Não recolhem o lixo direito e a empresa pública (Comurg) ligada à Prefeitura, que era para cuidar da limpeza urbana, virou um cabide de emprego dos puxa-sacos dos Vereadores. São milhares de funcionários fantasmas. Recebem sem trabalhar. Tem uns que nem vão lá no predio acanhado daquela empresa publica que consome o dinheiro de nossos impostos.

Fizeram uma CEI na Câmara dos Vereadores,no ano passado, para investigar a tal Comurg,mas quando começaram a descobrir o rombo financeiro lá, o prefeito corrupto e maquiavélico comprou parte deles, dando empregos e cargos a parentes dos Vereadores e estes "colocaram uma pedra" no assunto. Ficou por isso mesmo.

Até a mulher dele esteve envolvida em escândalo, quando fraudaram documentos na Secretaria da Mulher. Tentaram calar a impresa, mas a notícia vazou. Fraudes aconteceram mesmo, mas a investigação parou. Por que será hein?

Tudo isso sem falar que os Postos de Saúde e UPAs estão sucateados; os pontos de ônibus quebrados; mato cobrindo os jardins de algumas praças; crianças dormindo no chão na hora de descanso nas escolas de tempo integral,pois estas não têm colchonetes; não entrgaram, até agora, (que já é dia 25/01/2024 e que já começou o ano letivo), os uniformes e material escolar dos alunos do ensino fundamental da Secretaria de Educação Municipal, entre outras coisas.

E não podemos nos esquecer do IMAS,que é o Instituto do Servidor Público Municipal,que não paga os médicos,clinicas e prestadores de serviços de saúde ,embora a Prefeitura desconte de todos os milhares de funcionários uma taxa mensal que deveria ser para pagar os profissionais da Saúde que prestam serviços para o Iinstituto. Alguma ladroeira deve estar havendo ai.

É uma vergonha as atitudes desse Prefeito corrupto que ainda está na Prefeitura de Goiânia. Merecemos coisa melhor. 
Precisamos tirar ele de lá. 

Não se esqueçam que esse ano tem eleição.

 Por certo ele vai sair,se Deus quiser e o povo souber votar.

__________________

(A.L.G. 25/01/2024)


INFELIZ ANO VELHO.

Graças a Deus que o ano de 2025 esta\  terminando. Já foi tarde,atrasado e fora de hora. Nunca na história desse velho mundo teve tantas cat...